Planejamento Previdenciário

Em quanto tempo posso me aposentar? Qual será o melhor benefício para o meu caso? Se eu aguardar mais determinado tempo, posso conseguir um benefício mais vantajoso? Qual será o valor da minha aposentadoria? Essas perguntas são frequentes entre os contribuintes da Previdência Social.

Com a Reforma da Previdência, que resultou em alteração das modalidades de aposentadoria, extinção de algumas novas modalidades e criação de diversas regras de transição e permanentes, estas perguntas, mais do que nunca, imploram por respostas concretas. E o modo mais seguro de respondê-las, em cada caso, é através do planejamento previdenciário.

O planejamento previdenciário nada mais é que uma análise de todo o período contributivo do(a) segurado(a), a fim de verificar as presentes e futuras possibilidades de aposentadoria, a depender do cumprimento dos requisitos exigidos pela lei. Através do cálculo da renda mensal inicial de cada uma das possibilidades de benefícios, o planejamento consiste na apresentação, ao cliente, da melhor modalidade de aposentadoria existente ao seu caso, ou que irá existir em um futuro a curto ou a longo prazo.

Mas a resposta àquelas perguntas iniciais, não é a única vantagem do planejamento previdenciário. Através dele, o(a) advogado(a) consegue evitar erros muito recorrentes cometidos pelo INSS na análise da concessão dos benefícios ao segurado. Não é incomum as surpresas desagradáveis na hora do requerimento administrativo da sua aposentadoria, resultando em situações prejudiciais muitas vezes irreversíveis. Deste modo, saiba quando poderá se aposentar, quanto contribuir, e quanto irá receber, em todas as modalidades de aposentadoria permitidas ao seu caso.